Infelizmente, hoje evito tomar muito café. Digo infelizmente porque a decisão inicialmente não partiu de mim. Mas sempre soube que ia chegar o dia em que ia ler esta notícia:
"Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra acredita que o café tem pode prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer ou epilepsia e já conseguiu resultados promissores com testes em animais.
...
Igualmente nas situações de stress e depressão "as modificações temporárias que aparecem no sistema nervoso são fortemente atenuadas" pelo efeito da cafeína, principal componente do café."
Esta notícia, termina de uma forma que muitos consideram estranhas, mas penso que é assim mesmo que deve acabar porque ainda não conhecemos toda a verdade.
A cafeína é a droga psico-activa mais consumida no mundo, e hoje pouco sabe dos "custos" para a saúde do prazer de saborear uma chávena de café. "Nada nos diz que não estejamos a fazer um grande disparate", concluiu.
Pois é, anda um mundo inteiro a consumir cafeína, muitos de manhã e alguns durante o dia todo. Vício dizem uns, prazer outros. Mas lá que um café sabe bem, e muitos poucos conseguem resistir a um. Só é pena que alguns confundam a água de lavar a cafeteira com um verdadeiro café, obrigando-nos, nós os portugueses a sofrer um pouco com isto quando viajamos. Porque temos que assumir que os portugueses sabem o que é consumir café, afinal a bica é nossa.
terça-feira, setembro 13, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
eu não ligo patavina aos conselhos sobre alimentação e muito menos às noticias sensasionalistas...faço a minha alimentação como quero, às vezes como posso ou como gosto. Os "cientistas" aparecem um dia a dizer que certo alimento é um autentico veneno (caso do azeite) para virem tempos depois dizer que afinal faz bem e agora até é analgésico!
Comer de tudo um pouco, sem abusar de nada deve ser a atitude certa... Talvez por isso em minha casa nunca ninguém teve nenhum problema de saude ligado à alimentação! Eu lembro-me de ter há uns anos descoberto o local exacto do estomago que me doeu por causa duns comprimidos para a dor ciática!
sou fã do café!!!
na minha terra a bica deita água!!!
calculo que conheças a piadinha do nésbica?!
hehe!
E só faz bem....
Para mim é uma óptima notícia. Mas quando as notícias foram más consumia o mesmo café que consumo hoje.
Sim tens razão, exceptuando a Itália, aquilo a que chamam café pelo mundo inteiro, é uma mixórdia intragável.
Um abraço.
Adoro um café. Já agora da Delta. Mas quando viajo o desejo de chegar é mesmo só pelo nosso expresso. abraço
Enviar um comentário