Antigamente os professores diziam aos alunos que isto é para saber, ou seja, tinha-se que se decorar e saber na ponta da língua sob pena de levar umas valentes reguadas.
Com o passar dos tempos, os métodos pedagógicos modificaram-se, ocorrendo o seguinte numa sala de aula:
-Vamos falar sobre Geografia de Portugal.
-Mas isso é interessante? - Questionam os alunos (um sinal dos tempos, os alunos já podem interrogar o professor e para espanto de umas senhoras de 50 anos que ouvi uns dias destes, tratar o professor por tu e não por senhor professor)
-Claro que é! - Responde o professor (sinal da nova pedagogia que implica motivar os alunos, fazendo-os os agentes privilegiados da sua própria aprendizagem/o uso desta linguagem, quase um dialecto incompreensível, vulgo eduquês, é também um sinal do advento de novas pedagogias)
-Vamos lá aprestar atenção e a decorar isto tudo porque sai no teste. - Remata o professor (afinal os velhos hábitos ainda não foram substituídos, vá-se lá saber por que motivo. Também importava saber se valeu a pena todos esta nova pedagogia ou a sua não adopção, porque continuamos a não conseguir aprender o essencial)
P.S. O tema escolhido para aparecer aqui no post foi totalmente seleccionado ao acaso. Poderia ter aparecido Química, Camões, entre muitos outros.
terça-feira, setembro 27, 2005
Evolução pedagógica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Novas Pedagogias!
Vida mais facilitada!?
Melhores Metodos!?
Boa Semana e Bjks da matilde
Sei lá porquê, mas não me parece que tenha melhorado!
Enviar um comentário