sexta-feira, outubro 14, 2005

Lê-se

No Público de hoje - Os Estados Unidos, apesar de oficialmente terem felicitado a China pelo feito, também estão apreensivos. O Pentágono referia, num relatório tornado público em Julho, que a modernização militar chinesa em curso bem como o reforço da sua economia podiam colocar em causa a estabilidade das potências asiáticas. A conquista do espaço poderia contribuir decisivamente para que isso acontecesse.
E os observadores internacionais partilham dessa opinião: "A mesma tecnologia que dá a uma nação a capacidade de lançar foguetões suficientemente potentes para levar homens para a órbita terrestre e trazê-los de novo, pode também servir para melhorar a precisão do disparo de mísseis balísticos intercontinentais", defendeu, em declarações à Reuters, Charles Vick, um investigador da Universidade da Carolina do Norte que tem acompanhado programa espacial chinês.

Porque quando os EUA o fizeram foi normal, mas quando a China tem a possibilidade de o fazer é mau e preocupante?

Será que o desenvolvimento chinês, assim como o de outras nações, assusta tanto os EUA?

Pessoalmente o que me assusta é o desenvolvimento sem respeito pelo ambiente e populações, independentemente do lugar do planeta onde ocorre.

O que a História nos ensinou é que existe uma sucessão de países dominantes, nunca a supremacia eterna de uma nação.

1 comentário:

Fábula disse...

é q os chineses em nro são mts, imagina uma guerra... toda a gente tem medo da China...