sábado, outubro 29, 2005

Este também já está lido!!!

A Conspiração, Dan Brown

Embora não seja fã do Harry Potter, O Senhor dos Anéis e semelhantes sucessos comerciais, sou um leitor ávido dos livros escritos pelo Dan Brown. O motivo penso eu que é muito simples, uma vez que os seus textos são um exemplo na arte de criar suspense antes do desfecho, adivinhado ou não, embora não prevísivel para a maioria dos leitores.

Uma escrita quase cinematográfica, livros com capítulos curtos, agarra o leitor ao livro e este é mais um claro exemplo da capacidade de criar uma história ao seu estilo.

A Bertrand anda a editar diversas traduções da obra de Dan Brown após o sucesso do Código Da Vinci, e agora com três livros editados entre nós olhamos certamente de forma diferente para o último. O texto ainda não está tão apurado como no Código Da Vinci, mas também é claro que a edição dos livros está a ocorrer por ordem inversa de publicação dos originais. Mas atenção, que este tem qualidade suficiente para ter um lugar próprio nas nossas estantes de que é fã do género. Ainda não é um livro que se compra só para ter todos os livros do autor.

Estamos perante mais uma teoria da conspiração, mas este senhor conta-as muito bem, merecendo o sucesso que faz entre nós, desta vez dissertando sobre o mundo científico da NASA e as pressões políticas

E basicamente a contracapa apresenta muito bem a história que se desenrola no livro.

Quando um satélite da NASA descobre um estranho objecto enterrado nas profundezas do gelo Ártico, a agência espacial vangloria-se de uma vitória de que muito necessita – uma vitória com profundas repercussões para a política interna da NASA e para a futura eleição presidencial. Para verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca chama a especialista dos Serviços Secretos, Rachel Sexton. Acompanhada por uma equipa de peritos, que conta com o carismático erudito Michael Tolland, Rachel viaja para o Ártico e desvenda o impensável: uma fraude científica.

Trata-se de uma conspiração audaz para lançar o mundo num vórtice de controvérsia. Mas, antes de avisarem presidente, Rachel e Michael caem na emboscada duma equipa de assassinos. Tentam salvar a vida numa paisagem letal e inóspita, mas a única esperança de sobrevivência é descobrirem o cabecilha desta terrível conspiração.

Quando se descobre a verdade, é a mais espantosa conspiração de todas.

Já agora, se quiserem descobrir mais sobre este autor e a sua obra:

Site oficial

Artigo na Wikipédia

Biografia

P.S. Curiosamente o último número da revista de astronomia francesa, Ciel & Espace apresenta um editorial que fala exactamente sobre um dos pontos em torno do qual gira a história deste livro.

1 comentário:

mfc disse...

Ele é fantástico na criação de tramas e de nos prender a atenção da primeira à última página!