quarta-feira, outubro 12, 2005

Burocracia

Para pedir uma certidão desembolsei mais de 100 euros. Após a confirmação do pagamento e da entrega dos papéis a senhora informou-me que teria que esperar 4 semanas, devido a um processo muito burocrático, isto é, lento como o caraças. Após as 4 semanas lá fui eu buscar a certidão, quando fui informado que ainda não estava pronta. Pedi que me dissessem quando estaria, ao que me responderam, não sabemos. Claro que fiquei logo esclarecido. Mas pronto, esperei mais uma semana. Mas desta vez liguei para lá a perguntar se já estaria pronta. A resposta, NÃO. Em seguida, inquiri se isto era normal. É, mas foi um é sereno, como se toda a situação fosse normal e aceitável. Mais uma semana e finalmente me deram um papel, uma página A4, com quinze linhas, uma assinatura e um selo branco. Seis semanas!!!!!! O que dá 5 linhas por semana, uma assinatura por semana e um selo branco por outra semana. E a sexta semana? Não consigo perceber para que tarefa foi necessária mais uma semana! Para ir buscar a folha de papel para escrever a certidão?

Moral da história: A paciência é uma virtude, em especial para quem mora em Portugal. Agora que já passam tempestades tropicais por cá, aquela teoria de república das bananas faz cada vez mais sentido.

4 comentários:

armando s. sousa disse...

A Burocracia é um dos graves problemas na produtividade nacional. E não parece estar para acabar.
Um abraço.

mfc disse...

Que país este.... é de dar em maluco!

Sérgio Martins disse...

E que tem que andar todos os dias nessa andança? É para acabar! Quase que é necessário implorar para nos passarem um qualquer documento que demora cinco minutos.
:(

Thiago Forrest Gump disse...

Precisava ver a fila do INSS! :D