As balançasO comércio seria impossível sem a medição dos bens transaccionados. Entre os primeiros povos que dispunham de um sistema que lhes permitia medir massas encontramos os egípcios e babilónios.
A balança de mola foi inventada com base nas descobertas de Hooke em 1874 por Phillipp Gustav von Jolly.
Existem diversos tipos de balanças, todas com o mesmo fim, mas agora que geralmente encontramos mais balanças electrónicas é curioso encontrar balanças de pratos ou as antigas e que nos enchem de recordações das feiras que antigamente se realizavam, as balanças romanas.
As balanças existem praticamente desde o ano 5000 a. C., segundo achados arqueológicos. O formato das primeiras balanças era uma barra com pratos suspensos em cada extremidade e um eixo ao meio – balança de pratos.
A precisão deste instrumento foi sendo cada vez aumentada pelos egípcios, gregos e posteriormente pelos árabes, destacando-se os avanços gregos face à sua necessidade de determinar a pureza do ouro, verificando que esta era proporcional à sua densidade. Os árabes procediam de forma idêntica, embora também lidassem com pedras preciosas.
Um objecto que esteve presente ao longo de toda a história da Humanidade e ainda hoje um objecto essencial.
Sem comentários:
Enviar um comentário