quinta-feira, novembro 17, 2005

17 de Novembro - Dia Nacional do Não Fumador

Alcatrão, benzeno, monóxido de carbono, nitrosaminas, formaldeído, cianeto de hidrogénio, chumbo, crómio, óxido nítrico, cádmio, amónia e mais uns quantos milhares. Se normalmente não gostamos destas substâncias quando a temos em frascos, então porque as inalamos?

De uma forma geral, o fumo é composto por uma mistura de gás, vapor de água e pequenas partículas que libertam um elemento em combustão ou quando aquecidas a uma temperatura muito elevada. A composição do fumo do tabaco é complexa porque depende do tipo de tabaco (Virgínia ou negro), dos aditivos e do modo de consumo. Foram identificadas mais de 4.000 substâncias no fumo do tabaco. Na fase gasosa é possível encontrar 10 a 15% de gás de dióxido de carbono, 3 a 6% de monóxido de carbono, 0,1 a 0,2% de ácido cianídrico e compostos orgânicos voláteis (1 a 3%), como aldeídos, cetonas e hidrocarbonetos. Na fase sólida é possível detectar a presença de substâncias carcinogénicas, irritantes, metais, radicais livres e nicotina.

Existem várias substâncias tóxicas no fumo do tabaco (alcatrão, nicotina, amónia, monóxido de carbono, benzeno, acroleína, etc.) que afectam não só o fumador, mas também as pessoas que o rodeiam. A dependência do tabaco, quer activa, quer passiva, provoca cancros do pulmão, boca, laringe, garganta, rim, colo do útero e intestino, bem como ataques cardíacos, problemas de circulação sanguínea, acidentes vasculares cerebrais, enfartes, doenças pulmonares, bronquite crónica, doenças das gengivas e problemas de saúde oral.

Através do programa europeu de luta anti-tabaco poderá obter uma grande quantidade de informação e apoio para deixar de fumar.


Será que estes anúncios funcionam ou apenas serviram para aumentar a venda de cigarreiras?

1.Os fumadores morrem prematuramente.
2.Fumar provoca obstrução das artérias, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
3.Fumar provoca cancro do pulmão.
4.Se está grávida: fumar prejudica a saúde do seu filho.
5.Proteja as crianças: não as obrigue a respirar o seu fumo.
6.Um médico ou um farmacêutico podem ajudá-lo a deixar de fumar.
7.Fumar causa dependência: não comece a fumar.
8.Se deixar de fumar, reduz o risco de doenças cardíacas e pulmonares mortais.
9.Fumar pode provocar uma morte lenta e dolorosa.
10.Para o ajudar a deixar de fumar: (telefone/apartado/endereço internet/consulte o seu médico/farmacêutico).
11.Fumar pode reduzir o fluxo sanguíneo e provoca impotência.
12.Fumar envelhece a pele.
13.Fumar pode prejudicar o esperma e reduzir a fertilidade.
14.O fumo contém benzeno, nitrosaminas, formaldeído e cianeto de hidrogénio.

Esta notícia?

Numa altura em que a discussão sobre fumar em locais públicos é cada vez mais recorrente, a direcção da FEUP apoiada pela AEFEUP, decidiu implementar (tendo em conta do Decreto-Lei nº 226/83, de 27 de Maio) uma medida designada "FEUP sem Fumo" que visa a proibição de fumar em todos os espaços edificados de utilização colectiva da Faculdade.

A medida entrará em vigor a partir do próximo dia 17 de Novembro, assinalando também o Dia Nacional do Não Fumador.


P.S. O Dia Mundial do Não Fumador (OMS) ocorre a 31 de Maio.

Sem comentários: