domingo, agosto 14, 2005

Tourada

Ontem vi que estava a dar no Canal 2 um programa sobre a arte taurina – Arte & Emoção.

Não gosto de ver touradas e existem muitas coisas que não entendo.

Não percebo do “encanto” da festa taurina.

Já todos ouviram os argumentos a favor e contra. Mas eu gostava de partilhar a minha visão pessoal.

Para mim aquilo não é de homem. Não há igualdade. Um touro e quantos forcados? Ao menos dêem um pau ao touro.

Depois todos dizem que aquilo é uma festa. Não costumo espetar ferros na minha comida antes de a matar.

Não gosto de ouvir rumores que os touros são picados antes da sua actuação (nunca ouvi a sua refutação) e não gosto que usem umas protecções que ocultam as extremidades dos chifres ao touro. Porquê? O animal não se pode defender? E alguém me explica o que é picar o touro?

O touro não devia enfrentar o toureiro com todas as suas capacidades inatas intactas?

E não percebo porque não existem touros de morte em Portugal. Será que isso diminui o sofrimento do animal? Pura hipocrisia.

Pessoalmente consigo compreender que os animais ao serem mortos sentem sempre dor, mas daí a fazer um espectáculo disso, não percebo.

Está ali uma senhora a matar moscas. Será que se a vestir num traje de gala, com um mata-moscas todo bonitinho, alguém paga para ver esse espectáculo.

No meio disto tudo gosto de ver as largadas em Pamplona, sempre existe um mano a mano com o touro. Mas só a parte da corrida. O resto é aborrecido. E sabiam que normalmente os que se alijam ao serem atingidos pelos touros são estrangeiros que acham engraçado na televisão, bebem um bocado a mais e depois não sabem onde se enfiar.

E já agora porque não mostram ao público o retirar os ferros do touro. O que daria uma outra visão da festa, não sei.

Isto sim, tornaria o que é apelidado de festa um verdadeiro espectáculo pornográfico. O volume dos urros do animal a sofrer é que deveria dar pica aos espectadores.

Tenho que acabar por aqui este post porque tenho que ir falar com a senhora. Tenho que lhe dizer para amolecer as moscas com um bocado de spray antes da sua largada. Ela já tem uma certa idade e pode falhar algumas, o que iria estragar a festa brava. Espero que haja sangue espalhado pelas paredes.


P.S. Ficam à vontade para discordar, ou continuar a divagar. Digam lá, o que acham da forma como eles estão vestidos?

Sem comentários: