terça-feira, agosto 30, 2005

Furacão "Katrina"

A força dos fenómenos naturais em acção, que trazem infelicidade às pessoas afectadas.

A destruição causada por um furacão é absolutamente extraordinária, podendo levar não só à evacuação de cidades, mas também à sua completa destruição. Este é um perfeito exemplo que não nos devemos meter com a Natureza.

Quando tocou terra, na zona de Grand Isle, no estado de Louisiana, às 10:30 TMG (11:30 em Lisboa), a intensidade dos seus ventos chegava aos 240 quilómetros por hora.

Centenas de milhares de pessoas foram retiradas nas últimas horas de Nova Orleães, uma cidade com uma área metropolitana de 1,3 milhões de pessoas, construída parcialmente em zonas 60 centímetros abaixo do nível do mar.

Uma grande parte da cidade está actualmente inundada. Nalgumas zonas as casas têm água até ao tecto e o vento destruiu múltiplas montras de lojas no centro, segundo a cadeia de televisão local WWLTV.

Passadas algumas horas o cenário confirmou-se, após a passagem do furacão, embora a cidade felizmente não tenha sido atingida pelo “olho” da tempestade. Embora a destruição de bens materiais, deixando a cidade numa "total falência estrutural", na expressão das autoridades.

O pior destas tragédias, a perda de vidas humanas também se confirmou infelizmente.

A agravar todo a destruição do furacão, ainda é necessário contabilizar os efeitos futuros da passagem desta catástrofe natural, os perigos de saúde pública para a cidade – infestações, contaminação da água e solos, catástrofe financeira e social para o Estado da Luisiana. E o que dizer o novo máximo atingido pelo barril de petróleo (mais de 70 dólares), causado pela paragem na produção de petróleo e a antecipação dos possíveis estragos nas plataformas?

1 comentário:

armando s. sousa disse...

As imagens de destruição deixadas pelo Katrina são impressionantes!
Um abraço.