sábado, agosto 12, 2006

Sorriso

Fonte

Os sorrisos, sobretudo os femininos, exercem efeito terapêutico em pessoas depressivas, indica um estudo científico inédito realizado por um investigador português.

O trabalho, da autoria do director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, Freitas-Magalhães, foi realizado de 2003 a 2006, tendo por base 160 pessoas diagnosticadas com depressão (80 homens e 80 mulheres) com idades entre 25 e 60 anos.

Segundo as conclusões, a apresentar em Janeiro de 2007 na reunião anual da Sociedade para a Personalidade e a Psicologia Social (SPSP) em Memphis, Tennessee (EUA), o sorriso «largo» (quando os lábios deixam ver os dentes) e o «superior» (que mostra apenas os dentes de cima) são os de maior efeito terapêutico.

No estudo foram mostradas aos participantes oito fotografias com quatro tipos de sorriso de homem e outros tantos de mulher que, além daqueles dois, incluíam os «fechado» e «da face neutra», de efeitos foram considerados residuais.

«O efeito dos tipos de sorriso largo e superior é mais intenso e frequente nas mulheres do que nos homens, independentemente do género de quem os exibe», sendo que os das mulheres exercem mais efeito do que os dos homens, refere o estudo.


Era mesmo preciso este estudo para chegar a estas conclusões?



Guiness ou as coisas que as pessoas fazem

Um dia, um blog



Paisagens LXV

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sexta-feira, agosto 11, 2006

SFF


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Assim nem dá para apreciar as férias!!! Alguém fazia o favor de abrir uma janela?

Paisagens LXV


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Ossobô


Ainda a propósito do post anterior, este é um pequeno pássaro existente em São Tomé cujo nome deriva do francês, " oiseau beau ". Se é belo ou não, cabe a cada um de nós o julgar:)

Um dia, um blog


O pássaro bom, anunciador de bom tempo,depois da tempestade...

quinta-feira, agosto 10, 2006

Bela foto


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Mar


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Uma colega minha teceu recentemente o comentário: Já reparaste que as ondas a rebentar fazem sempre o mesmo som, independentemente do local onde nos encontramos?

Google Earth - São Tomé e Príncipe


Este programa é uma pequena maravilha. Vejam bem o detalhe (clicar para aumentar).

Já agora, uma pequena passagem por aqui.

Paisagens LXIV



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Um dia, um blog

quarta-feira, agosto 09, 2006

Definição

Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pax = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objectivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objectivo de vida.

In Wikipédia


É assim tão difícil de compreender?

Paisagens LXIII


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???

Os documentos, datados de Janeiro de 2005, foram enviados à Direcção-Geral de Inovação e De-senvolvimento Curricular, à Inspecção-Geral de Educação, às direcções regionais de Educação, escolas públicas e particulares e associações de pais e estão disponíveis para consulta e ‘download’ no ‘site’ do GAVE (www.gave.pt). Em algumas disciplinas foram acrescentados documentos com informações adicionais, em Maio de 2005, cujos títulos também contêm o termo ‘entalados’. Os documentos informam as escolas, professores e pais sobre os objectos de avaliação, as características, a duração e o material que pode ser utilizado durante a realização dos exames.

O GAVE justifica que os títulos não são mais do que “códigos internos”. A presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Maria José Viseu, considera que se trata de uma situação “caricata” e que “se não tivesse havido problemas o código até não teria grande significado”.

Os exames ‘entalados’ foram precisamente os que registaram as médias mais baixas na 1.ª fase: 6,9 em Química (realizado por 19 mil alunos), 7,3 em Matemática (40 mil), 7,7 em Física (5800) e 9,1 em História (8700).

(...)

Quando no Ministério deram os nomes aos ficheiros até parecia que adivinhavam os resultados dos exames. ‘Fisica_Entalados’, ‘Historia–2005–2006_V_Entalados’, ‘Inf_Exame_Quimica_Entalados’ e ‘Inf_Ex_Entalados_Matematica’ são os títulos dados pelo GAVE aos ficheiros com informações sobre os exames do novo programa. Estas foram as provas em que os alunos tiveram as piores notas e que levaram a ministra a dar oportunidade aos alunos para repetirem Física e Química.

"SÃO CÓDIGOS PARA USO INTERNO"

O Ministério da Educação (ME) justifica os títulos dos documentos como sendo “códigos internos”. O Correio da Manhã interrogou a directora do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), Glória Ramalho, sobre o motivo de dar aos documentos, que são acessíveis através da internet, com o termo ‘entalados’. A responsável explicou que a informação nos ficheiros “são códigos internos para distinguir três tipos de exames: os exames da reforma antiga, os exames da nova reforma e os exames de uma “reforma” entre as duas, que, de facto só vão ter realidade este ano”.

Questionada sobre se considerava correcto dar um título com este teor a informações destinadas a milhares de alunos, professores e pais, Glória Ramalho esclareceu que “não é o título das informações que está em causa, é a indicação da reforma, a que correspondem”.

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Reverberações nipónicas em terras lusas...

segunda-feira, agosto 07, 2006

A resposta para a questão mais importante de sempre

O que vai chegando por e-mail

Notícia

Oito em cada dez alunos que registam insucesso escolar dizem ter dificuldades em seguir os raciocínios e os métodos de ensino dos professores, apesar da grande maioria daqueles estudantes apresentar níveis normais de capacidade de aprendizagem.

Segundo os estudos elaborados pelo Instituto da Inteligência, entre Maio de 2004 e Maio deste ano, 70 por cento dos 400 alunos inquiridos preferem apostar na memorização, tendo em vista os testes de avaliação, alegando que não têm tempo para raciocinar sobre as novas aprendizagens.

"Os testes escolares acabam por avaliar aquilo que os alunos foram capazes de memorizar para as provas e não o que, na verdade, conseguiram aprender", concluiu o Instituto da Inteligência.

Sujeitos a provas de avaliação neuropsicológica e de desempenho cognitivo (percepção, atenção, memória e destreza mental), 77,3 por cento dos 400 alunos inquiridos apresentaram capacidades de aprendizagem normais, 12,1 por cento acima da média e 10,6 por cento dos estudantes apresentaram aprendizagem abaixo do normal.

Para Nelson Lima, neuropsicólogo e investigador do Instituto da Inteligência, "o insucesso escolar entre o 1º e o 3º ciclos nem sempre está relacionado com a capacidade de aprendizagem dos alunos, mas sim com os métodos de ensino".

Assim, 89 por cento dos alunos, entre os oito e os 14 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem dizem-se "completamente perdidos" no que toca a métodos de aprendizagem, pois "ninguém lhes ensina nada".

Por sua vez, os professores (82 por cento de uma amostra de 250) afirmam não "ter tempo" ou não estar preparados para ensinar métodos de estudo aos alunos.

"Precisamos urgentemente de uma escola menos dogmática"

"Precisamos urgentemente de uma escola menos dogmática e burocrática e de um ensino mais compatível com o cérebro, de forma a incentivar o pensamento criativo e a inteligência dos alunos, em vez de se satisfazer com aprendizagens apressadas e fragmentadas, feitas à custa da capacidade de memorização dos alunos", concluiu o instituto.

Instados a esclarecerem melhor o problema da compreensão das matérias, os alunos apontaram, entre outras, "dificuldades na descodificação do discurso dos professores" (94 por cento), a "ausência de métodos de estudo" (98 por cento) e a "dificuldade em gerirem os tempos de estudo necessários a cada disciplina" (57 por cento).

"A dificuldade de descodificação não resulta apenas de défices linguísticos ou de falta de atenção dos alunos. Surge mais como uma deficiência dos métodos de ensino, que resultam de um modelo educativo que não é compatível com o processamento de informação do cérebro da grande maioria dos alunos", afirma também o mesmo investigador.

Ainda de acordo com Nelson Lima, o insucesso escolar é um problema que está "para continuar" e que terá tendência para se agravar, já que não se vislumbram medidas de fundo que resolvam os verdadeiros problemas do sistema de ensino.


Desculpem, mas podiam voltar a repetir que não percebi?

Paisagens LXI

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domingo, agosto 06, 2006

Só para relembrar

Paisagens LX



Fonte

Com estas temperaturas...Bem que apetece:)

sábado, agosto 05, 2006

Férias


Este blog corre o sério risco de apenas estar actualizado quando eu estou de férias, mas no próximo dia de certeza que diversos post's irão por aqui aparecer.

Qual a melhor forma de passar as férias? Paz e sossego!!! Alguém podia avisar os senhores do Médio Oriente, América do Norte e zonas afins deste facto, se faz favor?